Planos de aula
Seguem os planos de aula desenvolvidos pelo grupo e corrigidos conforme a orientação da professora Lígia Menna
Plano de Aula - Fernanda Elsborg Fernandes
Conectando-se com Fernando Pessoa
Objetivo
:
Com o auxilio da interatividade social
através do blog criado pelo grupo, estudar a obra de Fernando Pessoa, seus
heterônimos .
Além do auxilio do blog , e das aulas
planejadas , a página criada no FACEBOOK para o projeto pode ser utilizada como
fonte de dados que inspirem os alunos a conhecer e aprender mais sobre o autor
.
Recursos didáticos:
Sala de informática com acesso ao blog .
Conteúdos :
Literatura – Fernando Pessoa , Álvaro de Campos , Ricardo Reis, Caeiro .
Literatura – Fernando Pessoa , Álvaro de Campos , Ricardo Reis, Caeiro .
Tempo estimado :
2 aulas de 50 minutos cada .
Organização da sala :
Duplas ou trios .
Desenvolvimento das aulas :
1° Aula : Questionamos sobre
o conhecimento que os alunos tem sobre o autor Fernando Pessoa, e
complementamos as informações que trouxerem com a biografia do autor .
Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa, 13 de Junho de 1888 — Lisboa, 30 de Novembro de 1935),
mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta, filósofo e escritor português.
É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa,
e da Literatura Universal, muitas vezes comparado com Luís de Camões.
O crítico literário Harold Bloom considerou
a sua obra um "legado da língua portuguesa ao mundo".1
Por ter sido educado na África do Sul, para onde foi aos seis anos em
virtude do casamento de sua mãe, Pessoa aprendeu perfeitamente o inglês, língua
em que escreveu poesia e prosa desde a adolescência. Das quatro obras que
publicou em vida, três são na língua inglesa. Fernando Pessoa traduziu várias
obras inglesas para português e obras portuguesas (nomeadamente de António Botto e Almada Negreiros) para inglês.
Ao longo da vida trabalhou em várias
firmas comerciais de Lisboa como correspondente de língua inglesa e francesa.
Foi também empresário, editor, crítico literário, jornalista, comentador
político, tradutor, inventor, astrólogo e publicitário, ao mesmo tempo que
produzia a sua obra literária em verso e
em prosa. Como poeta, desdobrou-se em múltiplas personalidades conhecidas como heterónimos, objeto da maior parte dos estudos
sobre sua vida e sua obra. Centro irradiador da heteronímia, auto-denominou-se um "drama em
gente".
Álvaro de Campos era um engenheiro
português, de educação inglesa, que tinha sempre a sensação de ser um
estrangeiro em qualquer lugar que estivesse.
Campos foi o único heterônimo meu a
manifestar fases poéticas diferentes ao longo de minha obra. Primeiramente
começa como um decadentista, com uma visão pessimista do mundo, mas logo passa
para o futurismo. Ao passar por várias desilusões com a existência, assume uma
posição niilista, um sentimento de revolta, o inconformismo. Tabacaria é um dos
poemas mais conhecidos de Álvaro de Campos.
Ricardo Reis teve uma educação clássica
num colégio de jesuítas, formou-se em medicina e por ser monárquico,
expatriou-se espontaneamente no Brasil na seqüência da derrota da rebelião
monárquica do Porto. Podemos encontrar uma herança clássica em suas obras,
através da simetria, harmonia, e um certo bucolismo. Encontramos muitas alusões
mitologias, com uma linguagem culta e precisa, sem qualquer espontaneidade.
Caeiro, nascido em Lisboa, ao contrário
de Ricardo Reis, teria vivido quase toda a vida como camponês, apenas com uma
instrução primária. Após a morte dos pais, permaneceu em casa com uma tia-avó,
levando uma vida muito simples até sua morte, por tuberculose.
Conhecido como poeta-filósofo,
acreditava que os seres simplesmente são, e nada mais. Não acreditava em qualquer
tipo de simbologia para a vida.
Caeiro foi o único que não escrevia em
prosa porque segundo ele, somente a poesia seria capaz de dar conta de
realidade.
Ao final da aula pedimos que a
sala se divida em duplas ou trios e que acessem o blog para
pesquisarem poesias do autor ou de um seus heterônimos para trazerem á próxima
aula.
2° Aula : apresentem a
poesia que escolheram do autor, serão então debatidas as diversas escolhas e
visões das poesias.
Metodologia :
Com as aulas em sala poderemos instruir os alunos ao que pesquisarem e o
que buscarem , mas através do blog poderemos facilitar para que o que pesquisem
tenha conteúdo e os ajude a aprender mais sobre o Fernando Pessoa.
Avaliação :
Ao final da aula cada grupo será avaliado pela participação em
sala e conteúdo apresentado .
Plano de Aula - Gilson Tavares De Sá
1°
TEMA:
Aula sobre Fernando Pessoa.
Uma introdução sobre quem foi, quais
obras e seu trabalho na literatura. Mostrar e disponibilizar informações sobre
o poeta fazendo com que os alunos se interessem sobre o poeta e suas obras
(Literatura). Alunos do colegial.
2°
OBJETIVO:
Fazer com que os alunos entendam as
novas formas de descobrir e analisar um conteúdo de Literatura, e quebrar
“tabus”. Para isso, os alunos devem em seguida fazer uma pesquisa nas obras do
poeta, para que juntos escolhermos uma obra e trabalhar como base; Os mesmos
terão conhecimento para em seguida criarmos um grupo de debate e discussão
fazendo com que todos se associem ao tema. Ao finalizar esse debate, podemos
demonstrar aos alunos que em breve os mesmos terão conhecimento para novos
desafios e contexto na vida estudantil.
3°
PROCEDIMENTOS:
Para que o aluno saiba, faça e seja na
sala de aula; montaremos grupo de cinema, de teatro e afins e com isso,
desenvolver novas formas de agregar o conteúdo ao aluno.
4°
AVALIAÇÃO:
Observar os grupos durante os debates,
ajudar e criar situações que levem o aluno á analisar o tema de um outro ponto
de vista (possibilidades), elogiar para estimular o aluno a querer
sempre algo
mais.
Teste com possíveis perguntas e dúvidas
que surgiram na aula.
Plano de Aula - Márcio de Souza e Souza
1.
TEMA
A aula a seguir irá abordar o
Modernismo, suas características e seus principais autores. Iremos abordar mais
minuciosamente Fernando Pessoa.
2.
OBJETIVOS
· Mostrar as características do
movimento literário;
· Trabalhar com os alunos a
análise de uma obra: identificação das características e da corrente que
pertence;
· Trabalhar principalmente as
obras de Fernando Pessoa;
· Desenvolver a abilidade de
análise e compreensão das obras;
3.
CONTEÚDOS
· Modernismo em Portugal
· Autores Portugueses
· Atividade Prática
4.
DURAÇÃO
Este trabalho será desenvolvido em duas
aulas (2 X 50')
5.
RECURSOS
Na primeira parte da aula, apresentarei
o Modernismo em Portugal, com suas características, através do"Data
Show". Na seguanda parte da aula, entregarei cópias de obras de Fernando
Pessoa aos alunos para trabalharem em grupo.
6.
METODOLOGIA
A apresentação do Modernismo em
Portugal, suas características e seus principais autores, será feita através
do"Data Show", sendo uma aula expositiva. No segundo período
organizarei a sala em grupos de 4 alunos. Entregarei as cópias das obras e
farei com que eles analisem as obras, identifiquem a corrente literária e
apontem as principais características para justificar a escolha. Após a
finalização da análise, cada grupo irá apresentar suas conclusões para a sala e
iremos iniciar um debate em cima de cada obra, mediante os grupos.
Pessoal , a ordem das postagens está meio doida , não sei o quê aconteceu!
ResponderExcluirPessoal, de quem é esse plano ? É preciso que cada aluno faça o seu. A ideia é muito boa, mas ampla demais, é preciso delimitar, pois ficaria mais apropriado para um projeto.
ResponderExcluir