domingo, 5 de maio de 2013


Planos de aula 


Seguem os planos de aula desenvolvidos pelo grupo e corrigidos conforme a orientação da professora Lígia Menna

Plano de Aula  - Fernanda Elsborg Fernandes 
   
 Conectando-se com Fernando Pessoa

Objetivo :
Com o auxilio da interatividade social através do blog criado pelo grupo, estudar a obra de Fernando Pessoa, seus heterônimos  .
Além do auxilio do blog , e das aulas planejadas , a página criada no FACEBOOK para o projeto pode ser utilizada como fonte de dados que inspirem os alunos a conhecer e aprender mais sobre o autor .

Recursos didáticos:
Sala de informática com acesso ao blog .

Conteúdos :
Literatura – Fernando Pessoa , Álvaro de Campos , Ricardo Reis, Caeiro .

Tempo estimado :
2 aulas de 50 minutos cada .

Organização da sala :
Duplas ou trios .

Desenvolvimento das aulas :

1° Aula :  Questionamos sobre o conhecimento que os alunos tem sobre o autor Fernando Pessoa, e complementamos as informações que trouxerem com a biografia do autor .

Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa, 13 de Junho de 1888 — Lisboa30 de Novembro de 1935), mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poetafilósofo e escritor português.
É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e da Literatura Universal, muitas vezes comparado com Luís de Camões. O crítico literário Harold Bloom considerou a sua obra um "legado da língua portuguesa ao mundo".1
Por ter sido educado na África do Sul, para onde foi aos seis anos em virtude do casamento de sua mãe, Pessoa aprendeu perfeitamente o inglês, língua em que escreveu poesia e prosa desde a adolescência. Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa. Fernando Pessoa traduziu várias obras inglesas para português e obras portuguesas (nomeadamente de António Botto e Almada Negreiros) para inglês.
Ao longo da vida trabalhou em várias firmas comerciais de Lisboa como correspondente de língua inglesa e francesa. Foi também empresário, editor, crítico literário, jornalista, comentador político, tradutor, inventor, astrólogo e publicitário, ao mesmo tempo que produzia a sua obra literária em verso e em prosa. Como poeta, desdobrou-se em múltiplas personalidades conhecidas como heterónimos, objeto da maior parte dos estudos sobre sua vida e sua obra. Centro irradiador da heteronímia, auto-denominou-se um "drama em gente".

Álvaro de Campos era um engenheiro português, de educação inglesa, que tinha sempre a sensação de ser um estrangeiro em qualquer lugar que estivesse.
Campos foi o único heterônimo meu a manifestar fases poéticas diferentes ao longo de minha obra. Primeiramente começa como um decadentista, com uma visão pessimista do mundo, mas logo passa para o futurismo. Ao passar por várias desilusões com a existência, assume uma posição niilista, um sentimento de revolta, o inconformismo. Tabacaria é um dos poemas mais conhecidos de Álvaro de Campos.

Ricardo Reis teve uma educação clássica num colégio de jesuítas, formou-se em medicina e por ser monárquico, expatriou-se espontaneamente no Brasil na seqüência da derrota da rebelião monárquica do Porto. Podemos encontrar uma herança clássica em suas obras, através da simetria, harmonia, e um certo bucolismo. Encontramos muitas alusões mitologias, com uma linguagem culta e precisa, sem qualquer espontaneidade.

Caeiro, nascido em Lisboa, ao contrário de Ricardo Reis, teria vivido quase toda a vida como camponês, apenas com uma instrução primária. Após a morte dos pais, permaneceu em casa com uma tia-avó, levando uma vida muito simples até sua morte, por tuberculose.
Conhecido como poeta-filósofo, acreditava que os seres simplesmente são, e nada mais. Não acreditava em qualquer tipo de simbologia para a vida.
Caeiro foi o único que não escrevia em prosa porque segundo ele, somente a poesia seria capaz de dar conta de realidade.
  
Ao final da aula pedimos que a sala se divida em duplas ou trios e que acessem o blog para  pesquisarem poesias do autor ou de um seus heterônimos para trazerem á próxima aula.

2° Aula :  apresentem a poesia que escolheram do autor, serão então debatidas as diversas escolhas e visões das poesias.


Metodologia :
Com as aulas em sala poderemos instruir os alunos ao que pesquisarem e o que buscarem , mas através do blog poderemos facilitar para que o que pesquisem tenha conteúdo e os ajude a aprender mais sobre o Fernando Pessoa.


Avaliação :
Ao final da aula  cada grupo será avaliado pela participação em sala e conteúdo apresentado . 




Plano de Aula   -  Gilson Tavares De Sá


1° TEMA:

 Aula sobre Fernando Pessoa.

Uma introdução sobre quem foi, quais obras e seu trabalho na literatura. Mostrar e disponibilizar informações sobre o poeta fazendo com que os alunos se interessem sobre o poeta e suas obras (Literatura). Alunos do colegial.

2° OBJETIVO:

Fazer com que os alunos entendam as novas formas de descobrir e analisar um conteúdo de Literatura, e quebrar “tabus”. Para isso, os alunos devem em seguida fazer uma pesquisa nas obras do poeta, para que juntos escolhermos uma obra e trabalhar como base; Os mesmos terão conhecimento para em seguida criarmos um grupo de debate e discussão fazendo com que todos se associem ao tema. Ao finalizar esse debate, podemos demonstrar aos alunos que em breve os mesmos terão conhecimento para novos desafios e contexto na vida estudantil. 

3° PROCEDIMENTOS:

Para que o aluno saiba, faça e seja na sala de aula; montaremos grupo de cinema, de teatro e afins e com isso, desenvolver novas formas de agregar o conteúdo ao aluno.

4° AVALIAÇÃO:    

Observar os grupos durante os debates, ajudar e criar situações que levem o aluno á analisar o tema de um outro ponto de vista (possibilidades), elogiar  para estimular o aluno a querer sempre algo mais.                                                                                                    
Teste com possíveis perguntas e dúvidas que surgiram na aula.



Plano de Aula   -  Márcio de Souza e Souza



1. TEMA

A aula a seguir irá abordar o Modernismo, suas características e seus principais autores. Iremos abordar mais minuciosamente Fernando Pessoa.

2. OBJETIVOS

· Mostrar as características do movimento literário;
· Trabalhar com os alunos a análise de uma obra: identificação das características e da corrente que pertence;
· Trabalhar principalmente as obras de Fernando Pessoa;
· Desenvolver a abilidade de análise e compreensão das obras;


3. CONTEÚDOS

· Modernismo em Portugal
· Autores Portugueses
· Atividade Prática

4. DURAÇÃO

Este trabalho será desenvolvido em duas aulas (2 X 50')

5. RECURSOS

Na primeira parte da aula, apresentarei o Modernismo em Portugal, com suas características, através do"Data Show". Na seguanda parte da aula, entregarei cópias de obras de Fernando Pessoa aos alunos para trabalharem em grupo. 

6. METODOLOGIA

A apresentação do Modernismo em Portugal, suas características e seus principais autores, será feita através do"Data Show", sendo uma aula expositiva. No segundo período organizarei a sala em grupos de 4 alunos. Entregarei as cópias das obras e farei com que eles analisem as obras, identifiquem a corrente literária e apontem as principais características para justificar a escolha. Após a finalização da análise, cada grupo irá apresentar suas conclusões para a sala e iremos iniciar um debate em cima de cada obra, mediante os grupos. 



2 comentários:

  1. Pessoal , a ordem das postagens está meio doida , não sei o quê aconteceu!

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, de quem é esse plano ? É preciso que cada aluno faça o seu. A ideia é muito boa, mas ampla demais, é preciso delimitar, pois ficaria mais apropriado para um projeto.

    ResponderExcluir