Tema
Desenvolvimento de uma nova proposta de ensino voltada a Literatura Portuguesa para os alunos do ensino médio , através das redes sociais.
Delimitação do tema
Interagir com alunos do ensino médios sobre Fernando Pessoa através da rede social mais popular , o Facebook , para que com o auxilio da tecnologia possamos inovar o ensino transmitido e despertando o interesse pela literatoura portuguesa .
INTRODUÇÃO
Em uma sala de aula com em média trinta alunos do ensino médio, pode ser difícil conseguir que despertem o gosto pela leitura de uma hora para outra ; se os questionamos por exemplo sobre o último livro que leram podemos infelizmente ouvir um longo silêncio , já que até mesmo pessoas de nível superior lêem pouco ou quase nada. Mas se questionarmos sobre o último texto publicado em rede social de um certo ícone do momento , teremos certamente uma trovoada de comentários atordoando a sala de aula .
Cada vez mais as redes sociais passam a fazer parte do cotidiano dos alunos e essa é uma
realidade imutável , mas que pode ser de certo ponto de vista vantajoso .
Inserindo no cotidiano do aluno as informações de um tema , como no caso da nossa escolha Fernando Pessoa , podemos trabalhar para que o conhecimento e as informações sobre o mesmo discorram para o aluno , este não só as decore ou registre, mas sim entenda e se interesse.
Através do Facebook , que a é uma das redes sociais mais utilizadas diariamente , podemos interagir , ensinar e instigar o aluno a conhecer Fernando Pessoa de uma maneira nova e dinâmica.
Objetivos
" É o tempo da travessia ...
E se não ousarmos fazê-la ...
Teremos ficado ... para sempre ...
À margem de nós mesmos..."
( Fernando Pessoa )
Esse projeto propõem usufruir das novas ferramentas tecnológicas para trazermos os alunos do ensino médio a literatura portuguesa. Pelo Facebook podemos interagir com os alunos , através de comentários e postagens sobre o escritor ; deixando então a critério do próprio aluno escolher de que forma podem explorar o conhecimento sobre o assunto , mas ao invés de simplesmente gritar “desliga o computador e abre um livro” , iremos trabalhar para que no computador ou na biblioteca os alunos queiram conhecer cada vez mais sobre o assunto e suas amplitude .
Limitamos o tema a Fernando Pessoa, autor português, nascido no século XIX, representante da terceira fase do modernismo português , pois entre tantos escritores Pessoa transmite de uma maneira quase atual as características mais marcantes de sua corrente literária e quase desconhecida pelos alunos .
Assim propomos unir o aprendizado de um conteúdo à diversão . Através das redes sociais , que mais do que febre , são hoje uma obrigação para qualquer adolescente , podemos quem sabe mudar o conteúdo de suas pesquisas para algo que realmente seja valioso para aprenderem.
Figura 1 – Home Page do perfil de Fernando Pessoa , criado pelo grupo para simular a interação com alunos do ensino médio
.
Na ‘REDE’
Guiar o aluno para que encontre na internet textos com conteúdo e valores acadêmicos realmente interessantes pode fazer a diferença ; um estudo da Universidade de Hamburgo aponta internautas que lêem textos longos compreendem apenas 18% do conteúdo, os que lêem textos curtos (até cem palavras), compreendem até 50% . Os professores mesmo fora da sala de aula podem mudar esse quadro aproveitando as inovações tecnológicas.
Apresentar a literatura de uma forma diferente e que os alunos podem acessar de qualquer lugar pode trazer não só o acesso por necessidade , mas por interesse .
O entreter também pode ser visto de várias formas , assim como na sala de aula para prender a atenção dos alunos recorremos a exemplos do dia a dia para explicar algo , na rede social podemos trazer fotos , vídeos , frases , dicas e conteúdos diferenciados com mais frequência , facilidade de acesso , e disponibilidade do próprio aluno em participar.
Assim o aprender pode ter diversos resultados , e no caso do público adolescente acreditamos que incluindo uma ferramenta de alta participação e rápida dinamização podemos ter uma legião de pesquisadores mais eficazes , leitores mais assíduos e o mais gratificante : alunos mais participativos durante o período eletivo. Afinal que professor não se sente motivado a ir além com alunos que já chegam a aula com prévio conhecimento por próprio interesse em determinado assunto que poderá também ser discorrido em sala ?
Figura 2 - pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Pessoa
Como fazer diferente
No primeiro momento do projeto realizamos uma vasta pesquisa a respeito da presença das redes sociais no ensino , e das dificuldades dos alunos do ensino médio na matéria de literatura em geral . A partir daí limitamos à rede social Facebook , uma vez que é a mais utilizada pela maioria dos jovens e podemos postar matérias e realizar comentários pertinentes ao assunto de diversas formas .
Realizada a escolha da ferramenta, passamos para o próximo passo: a delimitação do tema. Nesta fase escolhemos abordar o autor português Fernando Pessoa, escolhemos esse tema por se tratar de um dos escritores mais importantes e conhecidos da matéria de literatura que é lecionada para os alunos do Ensino Médio. Aproveitamos assim o conhecimento prévio (mesmo que limitado) que os alunos trarão sobre o assunto.
Desenvolvemos na rede então um perfil do escritor Fernando Pessoa para que os alunos possam tem acesso ao conteúdo que programamos passar. Unimos os dois conteúdos e passamos a “fisgar” os alunos para nossa rede; adicionando alunos e professores presentes no Facebook ao nosso perfil e passamos a divulgar frases , curiosidades sobre o autor para que conheçam mais sobre Pessoa e possam se interessar em acessar com freqüência a página .
Neste caso os alunos poderão interagir uns com os outros pelo Facebook através de comentários, vídeos e fotos a respeito das obras, da biografia e das características literárias desse grande autor português. Com isso teremos um aprendizado dinâmico e que desperta o interesse dos alunos para o universo literário não somente de Fernando Pessoa, mas para buscar conhecer mais sobre a literatura de formas diversificadas .
Resultados
Ao longo do desenvolvimento do projeto, o Facebook pode se tornar uma ferramenta completa para aplicarmos um ensino diferente e instigante.
Cada vez mais podemos explorá-lo para aumentar a discussão e abordar outros temas pertinentes ao ensino como outros escritores, obras e movimentos literários .
Poderão surgir vídeos e fotos , até então pouco conhecidos a respeito da vida e das obras de Fernando Pessoa no Facebook, entre outros autores que podem trazer novos conhecimentos a todos que acessarem as páginas (não só alunos, mas professores também) . As pessoas começam a participar e a procurar curiosidades e informações para postar e aumentam o número de informações e de comentários divulgados, compartilhados.
O aluno aprenderá muito mais a respeito do tema de uma forma divertida e gostosa, sem ter que para de fazer o que gosta para ler sobre o autor. Da sua forma ,e no seu tempo o aluno poderá se entreter buscando mais informações, novos conhecimentos e conteúdos que poderão ser debatidos e ainda divididos em sala de aula . Além podermos incentivar ainda a interação dos alunos , fazendo um aprender com o outro e mostrando que a diversas formas de se falar de literatura, e de se entende-la também.
Conclusão
Concluímos que encontrar formas mais dinâmicas para atrair o aluno a participar da aula e aproveitar o conteúdo que será repassado a ele pode ser uma forma de unir o útil ao agradável. Podemos ensinar um conteúdo usando novas ferramentas , nesse caso , podemos aproveitar aquela que os próprios alunos nos incentivam a conhecer .
O número de leitores dentro da população brasileira deve ser vistos como um desafio a ser tratado pelos professores em salas de aula, e fora também ; nesse caso com o Facebook podemos ensinar sobre Fernando Pessoa de uma maneira mais próxima entre o aluno e o escritor , que pode ser a forma de conectar de vez o aluno ao mundo literário.
Com isso chegamos ao nosso objetivo: conseguimos dinamizar o ensino através das novas ferramentas que a internet nos proporciona e despertar um maior interesse dos alunos pelos temas abordados em sala de aula, e consequentemente conseguiremos trazemos um hábito de vida saudável que o torna diferencial em muitos aspectos intelectuais .
VENTICINQUE, Danilo. Redes Sociais trazem a literatura para a internet. Revista Época. São Paulo, Outubro 2009.
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI96567-15220,00-REDES+SOCIAIS+TRAZEM+A+LITERATURA+PARA+A+INTERNET.html
PECHI, Daniele. Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem. Revista Escola. São Paulo, Dezembro 2012. Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/redes-sociais-ajudam-interacao-professores-alunos-645267.shtml
MORAES, Vinícios. Literatura e redes sociais. São Paulo, Janeiro 2011. Disponível em http://www.tecmundo.com.br/literatura/7799-literatura-e-redes-sociais.htm
BUENO. Gabriela. O desafio de ensinar português. Revista Giz. São Paulo, Maio 2011. Disponível em http://revistagiz.sinprosp.org.br/?p=1964
Portal da Literatura. São paulo 2008. Disponível em http://www.portaldaliteratura.com/literatura.php
Olá, pessoal.
ResponderExcluirJá registrei o link de seu blog. Tenham um bom trabalho!
O projeto está adequado.
ResponderExcluirTenham um bom trabalho!
Quando falamos de Fernando Pessoa automaticamente vem na cabeça alguns dos seus heterônimos como Alberto Caeiro, Alvaro de Campos e Ricardo Reis.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirExatamente Marcio!
ResponderExcluirMas como nem todos conhecem os heterônimos , apresentá-los foi uma ótima idéia de introduzir um pouco sobre cada um dos 'eus' de Fernando Pessoa aos alunos.
Gilson e Fernanda